ENSINAR E APRENDER EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A
principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação
de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de
um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade,
local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e
conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de
valores, com o ensino e aprendizagem de procedimentos. E esse é um grande
desafio para a educação. Gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e
dos diversos ambientes, participação em pequenas negociações são exemplos de
aprendizagem que podem ocorrer na escola.
Assim, a
grande tarefa da escola é proporcionar um ambiente escolar saudável e coerente
com aquilo que ela pretende que seus alunos apreendam, para que possa, de fato,
contribuir para a formação da identidade como cidadãos conscientes de suas
responsabilidades com o meio ambiente e
capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele. Por outro lado,
cabe à escola também garantir situações em que os alunos possam pôr em prática
sua capacidade de atuação. O fornecimento das informações, a explicitação e
discussão das regras e normas da escola, a promoção de atividades que
possibilitem uma participação concreta dos alunos, desde a definição do
objetivo, dos caminhos a seguir para atingi-los, da opção pelos materiais
didáticos a serem usados, dentro das possibilidades da escola, são condições
para a construção de um ambiente democrático e para o desenvolvimento da
capacidade de intervenção na realidade. Entretanto, não se pode esquecer que a
escola não é o único agente educativo e que os padrões de comportamento da
família e as informações veiculadas pela mídia exercem especial influência
sobre os adolescentes e jovens. No que se refere à área ambiental, há muitas
informações, valores e procedimentos aprendidos pelo que se faz e se diz em
casa. Esses conhecimentos poderão ser trazidos e debatidos nos trabalhos da
escola, para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos no
reconhecimento dos valores expressos por comportamentos, técnicas, manifestações
artísticas e culturais.
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