sábado, 18 de agosto de 2012



1 Identificação
Nome da Escola __________________________________________________________________
Endereço: ___________________________________________________

Telefone: ________       Município:__________________________________

Núcleo de Jurisdição:  __________________________________________

Endereço Eletrônico: _______________________________________________________________

Coordenador Técnico da Agenda 21 Escolar:         _______________________________________________________________
Comunidade Escolar


Quantidade
de pessoas
por grupo
Participando da Construção da Agenda


Número de Professores


Número de Alunos


Número de pessoas que trabalham na equipe Técnico-Pedagógica




Número de pessoas que trabalham na equipe Administrativa




Número de pessoas que trabalham nos Serviços Gerais




Pais atuantes na APMF e/ou como
Representantes de turmas




Sociedade Civil Organizada
(associação de moradores, igrejas, ONG, governo municipal, etc.)






AGENDA 21 ESCOLAR
3. Reuniões
Local
Data
Nº de participantes (anexo, lista de presença)















4. Reconhecimento: Análise da comunidade
Relato das observações
Estudo dos Recursos Naturais: clima, vegetação, água,
solo, fauna, impactos das ações humanas, etc.


Estudo da População ( recursos humanos): número de
habitantes, idade média, aumento ou diminuição de
índice de população, classes sociais, história da
população, nível educacional, atividades, tradições,
valores, etc.

Recursos Econômicos: atividades econômicas e serviços aos consumidores  (transporte, saúde, educação, recreação, habitação, etc.)

Segurança Pública: ações preventivas, etc.

Saúde: tratamento da água, esgoto        coleta e tratamento de resíduos, mortalidade infantil, doenças mais comuns, programas para manutenção da saúde, alimentação, etc.

Recursos da Educação: população escolar, escolas
públicas e privadas, bibliotecas, museus, atividades de
recreação, etc.

Prestação de Serviços: instituições governamentais,
centros e programas de diferentes serviços, condições de acesso, outras características, etc.

Nível de Demanda Socioeducativa: necessidades da
comunidade, problemas para o atendimento das






5. Diagnóstico
Caracterização da situação atual a partir da análise dos dados
coletados anteriormente:
Como é a situação atual da comunidade?
Resultados da análise das observações


Caracterização da situação desejável a partir das questões:
Como deveria ser a situação da comunidade?
Como desejaríamos que fosse a situação da nossa
comunidade?
Para descrever a situação desejável devem ser apresentados
fatos reais que deveriam ocorrer, mas, no momento não estão
ocorrendo.
Posicionamento dos participantes






.
Identificação das causas/motivos que estão causando a
discrepância entre a situação atual e a situação desejável:
localização geográfica, ausência de estímulos para a busca de soluções, falta de conhecimento e destrezas para a
compreensão dos fatos e a tomada de decisão, falta de
recursos, discrepância dos órgãos públicos, etc.

Causas/motivos





Definição dos problemas a partir das discrepâncias encontradas na comparação entre a situação real e a desejada.

6  Título da Agenda 21 Escolar do (a) Colégio (Escola)
Agenda 21 Escolar da (o)_______________________________________________________________________________


7. Introdução
Apresentação da problemática foco x Educação ambiental
8. Objetivos
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
9. Plano de Trabalho:
Atividades
Metodologia
Cronograma (Período)
10. Orçamento

11. Potenciais acordos de cooperação


12. Avaliação da ação ( Critérios de Avaliação e Instrumentos)








13. Projeção para o futuro
Sugestões para Avaliação do processo de criação da Agenda
Como o Plano de Ação contribuirá para melhorar a compreensão socioambiental dos envolvidos e orientar as suas ações
Envolvidos

Professores

Alunos

Pais

Funcionários da Escola

Comunidade Escolar


Lista de Presença nas reuniões
Nome
Instituição
Contato e-mail













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